Atividades físicas na terceira idade trazem inúmeros benefícios

Idade não é desculpa para ficar parado. Com mais de 80 anos, eles mostram que têm disposição de sobra para praticaratividades físicas e viver melhor.

Idade não é desculpa para ficar parado. Com mais de 80 anos, eles mostram que têm disposição de sobra para praticar atividades físicas e viver melhor.

 

Estelita Nunes Casé, 86 anos

Estelita Nunes Casé, 86 anos


Trinta minutos de esteira, seguidos por mais 1h30 de musculação. Esta é a rotina que Estelita Nunes Case cumpre de segunda à sexta-feira, na Academia Korpus. Os finais de semana são reservados para viagens a João Pessoa, onde ela não fica parada e ainda faz caminhadas pela praia. Quem acha estes hábitos comuns, pode se surpreender ao descobrir que a dona de toda essa energia tem 86 anos de idade.

 

Frequentando a Korpus há pouco mais de um ano, a ex-costureira diz que sempre gostou de praticar atividades físicas. Caminhar em torno do Açude Velho é um costume que ela ainda mantém hoje em dia para acompanhar a filha. Mesmo assim, não troca os treinos de musculação por nada.

 

De acordo com o personal trainer Hertz Colombo, a aluna é um grande exemplo e, diferente de muitos jovens, não reclama dos exercícios e sempre está disposta.

 

Os resultados desta dedicação são sentidos diretamente em sua saúde, que não é assombrada por doenças muito comuns em sua faixa etária. Segundo Estelita, o único remédio que ela toma atualmente é apenas para controle da osteoporose e a dor que antes sentia no joelho, sumiu com a musculação.

 

Além do bem-estar físico, a aposentada diz que gosta de malhar e que aprecia muito estar na academia onde, para ela, todos são vistos como filhos e netos.

Estelita e Filipe Gaudêncio; Hertz Colombo, Estelita e Gustavo Medeiros.

Estelita com Filipe Gaudêncio, Hertz Colombo e Gustavo Medeiros.

 

Mais independência

 

Sempre ativa, Estelita não abre mão de fazer suas próprias coisas, como ir ao supermercado, viajar e cuidar da casa. Para o Especialista em Grupos Especiais, Gustavo Medeiros, esta independência é um dos principais benefícios garantidos pela prática de exercícios físicos na terceira idade.
 
“Eles proporcionam boa flexibilidade articular e facilitam as atividades da vida diária, que são vestir roupas, ir ao banheiro, agachar e outros movimentos simples, mas importantes para o dia a dia”, afirma Gustavo.

Aderson Costa Gomes, 84 anos

Aderson Costa Gomes, 84 anos

 

Os benefícios de exercitar o corpo não se restringem apenas aos aspectos físicos. Estar em um espaço com gente diferente, também é um estímulo para a mente dos praticantes, que são incentivados até com as contagens das repetições das séries de exercícios.
 
É o caso de Aderson Costa Gomes, de 84 anos, que frequenta a Korpus há sete.  Ele é portador de Alzheimer, uma doença degenerativa atualmente sem cura, mas que possui tratamento.

 

Enquanto treina, Aderson conversa com professores e alunos, sorri, brinca e afirma “o segredo de viver mais é ver o lado bom da vida e é preciso mexer o corpo para não enferrujar”.
 
De segunda à sexta-feira é possível encontra-lo na academia, onde faz treino de musculação e percorre alguns quilômetros na esteira.

 

Segundo Gustavo Medeiros, antes havia um tabu sobre a pratica de musculação por pessoas da terceira idade e muitos evitavam a academia por achar que era um ambiente exclusivo para jovens. Hoje, elas estão presentes não só nas salas de musculação, mas também em divers0s espaços praticando outras atividades físicas.
 

Gustavo Medeiros e Aderson Costa Gomes

Gustavo Medeiros e Aderson Costa Gomes

 

Orientação e exame médico são indispensáveis

 

Estelita Nunes Casé

Estelita Nunes Casé

A orientação é um ponto importante para todos, especialmente em alunos com mais de 60 anos, pois, com o acompanhamento adequado é possível reduzir os riscos e treinar considerando as limitações de cada pessoa.

 

Os profissionais alertam: antes de começar qualquer atividade, é preciso consultar um médico e fazer os exames necessários, que vão mostrar se o aluno está apto a determinados exercícios. Após o aval, o próximo passo é fazer uma avaliação física na academia.

 

A partir daí, com a devida orientação, a prática regular de atividades físicas poderá proporcionar uma melhora na saúde, com mais independência, conforto e qualidade de vida ao idoso.

 

Academia Korpus

 

UNIDADE CENTRO
Av Dr.Severino Cruz, 277
(83) 3343-3808

 

UNIDADE PRATA
Rua José de Alencar, 1071
(83) 3341-3808

 

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde

Vale a pena conferir!
Índice de Massa Corporea

Índice de Massa Corporea

Você está no seu peso ideal?
Programas

Programas

Artes marciais, musculação...
Contato

Contato

Dúvidas, Sugestões? Fale Conosco